Aracaju

O Destino Sergipe é um dos mais encantadores do Nordeste brasileiro. A diversidade de atrativos engloba belezas naturais, com roteiros ‘Sol e mar’ em especial, num litoral que mede 163 quilômetros de extensão. Além disso, o Estado conta com pontos turísticos que mostram toda a sergipanidade por meio da cultura, da história e da gastronomia.

O litoral sergipano possui vastos coqueirais, restingas, reservas, manguezais, estuários, ilhas, croas e dunas. As praias sergipanas ao sul e ao norte, aliás, são verdadeiros refúgios naturais, onde o lazer e o descanso são garantidos. Para quem não abre mão da comodidade, na capital, Aracaju, a união do natural com o urbano, do rio com o mar, esporte e descanso, converge na orla mais bem estruturada do Nordeste, a da Atalaia.

No litoral sul, há vários atrativos. Em Aracaju, os principais são: a Orla da Atalaia, considerada uma das mais bonitas do país; Orla Sul, permitindo acesso às praias de Aruana, Robalo, Náufragos e do Refúgio; Orla Pôr do Sol, nas águas do Rio Vaza-barris, região propícia à prática esportiva, como o stand up paddle; e Croa do Goré e Ilha dos Namorados. Em Estância, há as praias do Abaís, das Dunas e do Saco – esta leva às ilhas da Sogra e do Sogro, e à Ponta do Saco –, e Lagoa dos Tambaquis. Já em Indiaroba, Pontal e Terra Caída são os principais atrativos. Em Santa Luzia do Itanhy, por sua vez, há a Mata do Crasto, principal reserva de Mata Atlântica nativa de Sergipe. E em Itaporanga D’Ajuda, as opções são a Praia da Caueira e a Ilha Men de Sá.

No litoral norte, os principais atrativos são Pirambu, com praias, dunas, coqueirais, rios, cachoeira, mangues e vilarejos de pescadores e artesãos. Pacatuba, por sua vez, resguarda na biodiversidade um pouco do paraíso natural em Sergipe, em área de proteção ambiental, onde fica o Pantanal Nordestino. Naquele município, a Praia de Ponta dos Mangues é considerada uma das mais bonitas de Sergipe.

O Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano, merece destaque ainda maior, pois é o principal e mais famoso atrativo turístico de Sergipe. O roteiro conta com a exuberância do caudaloso Rio São Francisco, com as rochas que alcançam mais de 50 metros de altura, além da bela vegetação de caatinga no entorno.

Indo para Itabaiana, no agreste central sergipano, há a Serra de Itabaiana e o Parque dos Falcões. Na cidade, o Parque Nacional de Itabaiana, uma unidade de conservação de proteção integral, oferece opções de passeios, banhos de cachoeira, aventura, trilhas, esportes radicais, entre outros. Nessa pegada de ecoturismo, Sergipe conta com a Serra da Miaba, que está compreendida entre os municípios de Campo do Brito, Macambira e São Domingos.

Quanto ao patrimônio histórico, destaque para São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil, com a imponente Praça e Convento de São Francisco, Patrimônio da Unesco; Laranjeiras, conhecida pelos grupos folclóricos e prédios históricos do século XVII; e Estância, com sobrados revestidos de azulejos portugueses, trapiches e a bucólica vila industrial. Na capital, Aracaju, destacam-se o moderno Museu e o Largo da Gente Sergipana, além dos mercados centrais Maria Virgínia Leite Franco Mercado, Antônio Franco Mercado e Thales Ferraz.

E quando se trata de saberes e fazeres de Sergipe, vale ressaltar a renda irlandesa produzida em Divina Pastora e levada para o mundo. Vale salientar também o artesanato de Santana do São Francisco, que tem Beto Pezão como maior referência, e o artesanato da palha da taboa, confeccionado por talentosas artesãs de Pacatuba.

Em Sergipe, vivenciam-se experiências autênticas da cultura nordestina. Nesse sentido, destaque para os festejos juninos, já que Sergipe é o ‘país do forró’. Além de Aracaju, as tradições juninas se manifestam em cidades como Estância, que tem o Barco de Fogo como símbolo maior, Capela, com o São Pedro e a Festa do Mastro, e Lagarto, com a Festa da Mandioca.

Na gastronomia sergipana, as principais iguarias passam pelo caranguejo, mangaba e amendoim verde cozido. As delícias à base de camarão também se destacam, em especial, a moqueca. E não se pode esquecer das famosas queijadinhas, bolachas de goma e os bricelets de São Cristóvão e nem dos doces caseiros e compotas fabricados por Dona Nena, de Nossa Senhora da Glória. Nessa mesma região do sertão, ainda existem dezenas de queijarias.

Copyright 2019 Enacor. Todos os direitos reservados.